translate the blog

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Livro #110 - "Gemina", de Amie Kaufman e Jay Kristoff

Já alguma vez pegaram num livro e pensaram "este livro é mesmo bom, está perfeito" e nem cinco minutos depois BOOM, começas a reparar em pequenos defeitos? Foi basicamente o que me aconteceu ao ler este livro. Não, ele não é mau, longe disso, mas em comparação com o primeiro livro, este está muito melhor, especialmente a nível visual.
A nível visual nota-se que ouve uma evolução, que os autores se preocuparam mais em dar uma melhor experiência ao leitor e acho que daí surgiu o diário da Hanna com os seus desenhos humorísticos, apesar de que há sempre espaço para mais desenhos e menos "ficheiros".
Por falar em "ficheiros", foi aqui que comecei a aperceber-me do grande problema desta trilogia ... a descrição. Como o livro é contada através da junção de todos estes ficheiros e relatórios, a "poesia", por assim dizer, que os autores usam para descrever determinadas cenas acaba por ser posta de lado porque eu nunca li um relatório de vigilância em que o analista sabe o que a pessoa está a pensar ou o que ela quer dizer com o olhar. Mas, curiosamente, o analista com o ID 7213-0089-DN sabe o que o vai pela cabeça das personagem e chega mesmo a descrever as suas acções com um floreado qual autor de um romance histórico qualquer. E, para mim, esta é a grande falha do livro. Se o analista esta a passar para o papel o que estão nas imagens de vigilância deve de o fazer de forma simples e rápida, caso contrário mais valia o livro estar escrito todo em texto e esquecer a experiência de saber a história através de ficheiros e relatórios.
Tempo de confissão ... não fiquei grande fã desta história depois do primeiro livro e dei-lhe uma cotação alta mais pelos gráficos do que propriamente pelo conteúdo literário. Mas gostei bastante da história deste livro, do iteração entre a Hanna, o Nik e a Ella. Claro que gostaria que houvesse mais desenvolvimento das personagens, mas tal não é possível por causa da estrutura do livro.
Ainda bem que dei uma oportunidade a este segundo livro porque se tivesse "tirado a pinta" à trilogia apenas pelo primeiro volume, o mais certo era ter desistido da trilogia logo à primeira.

Sinopse:
Hanna Donnelly is the station captain’s pampered daughter and Nik Malikov is the reluctant member of a notorious crime family. Together they struggle with the realities of life aboard the galaxy’s most boring space station, blissfully unaware that Kady Grant and the Hypatia are headed right toward Heimdall with news of the Kerenza invasion.
Picking up about five minutes after Illuminae ends, Gemina is the electrifying sequel to the hottest YA novel of 2015.