translate the blog

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Livro #49 - "O Lar da Senhora Peregrine Para Crianças Peculiares", de Ransom Riggs

Eu não sei o que se passa com os livros que estou a ler este ano, mas alguns deles são bastante estranhos. Okay, estranhos no bom sentido, mas mesmo assim, estranhos.
Este foi um deles. Não sei se foi a temática ou o facto de estar a pensar em American Horror Story: Freak Show ou as fotografias que acompanham a história. Mas de uma coisa tenho a certeza, fiquei ainda mais ansiosa pelo filme, porque agora tenho 100% certeza que não há melhor realizador para esta história que não o Tim Burton. Se ele fizer asneira com este filme, a minha fé no cinema cai por terra.
O livro em si não foi, na minha opinião, nada por aí além, até porque é o primeiro livro de uma trilogia. Foi uma boa apresentação do mundo das crianças da Senhora Peregrine, mas não senti aquela ânsia e curiosidade de voltar a pegar nele de cada vez que pousava o livro, talvez porque é um bocado parado em termos de acção.
Sim, é mesmo isso. O livro em si é parado, mas a história, pela sua originalidade, é fascinante. E as fotografias que acompanham a história ajudam imenso a imaginação.
Eu adoro um livro que que tenha mais do que simples palavras. A estética do livro ajuda imenso e acho que cada vez mais os autores e editoras estão a aperceber-se disso.
Quem pegar neste livro com a esperança de encontrar um história de terror, desengane-se. Eu arrisco-me a dizer que caí mais na categoria do mistério do que propriamente no de terror.
Sinceramente não sei quando irei pegar no segundo livro porque não fiquei muito ansiosa ou curiosa. Mas apesar disso tudo, é um bom livro e recomendo-o.


Sinopse:
Uma ilha misteriosa. Uma casa abandonada e uma estranha colecção de fotografias peculiares.
Uma terrível tragédia familiar leva Jacob, um jovem de 16 anos, a uma ilha remota na costa do País de Gales, onde vai encontrar as ruínas do Lar para Crianças Peculiares, criado pela senhora Peregrine.
Ao explorar os quartos e corredores abandonados, apercebe-se de que as crianças do lar eram mais do que apenas peculiares; podiam também ser perigosas. É possível que tenham sido mantidas enclausuradas numa ilha quase deserta por um bom motivo. E, por incrível que pareça, podem ainda estar vivas… Um romance arrepiante, ilustrado com fantasmagóricas fotografias vintage, que fará as delícias de adultos, jovens e todos aqueles que apreciam o suspense.