translate the blog

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Top Ten Tuesday - Thanksgiving themed Freebie

Esta lista consiste em escolher dez livros, dez autores, dez personagens, dez coisas não relacionadas com livros ou outra coisa qualquer pela qual estamos gratos. Acabei por me decidir pelos livros já que não é assim tão complicado. Optei por não colocar por ordem de importância, simplesmente fazer uma lista.

1 - O Diário da Princesa de Meg Cabot

Como já tinha dito anteriormente, há pessoas que cresceram a ler Harry Potter, outras a ler As Crónicas de Nárnia ... eu cresci com os livros da Meg Cabot e foi através deles que ganhei o gosto pela leitura. Era mais do que óbvio que eles iria acabar nesta lista.

2 - Marcada de P.C. e Kristin Cast

Não é uma saga da qual goste muito, nem sequer é uma boa saga, mas depois de alguns anos a ler um livro aqui e ali, quando comprei este livro e o li o gosto pela leitura recomeçou e comecei a levá-lo mesmo a sério. Pode-se dizer que é das poucas coisas que esta saga tem de bom para mim.

3 - Mulherzinhas de Louisa May Alcott

Já perdi a conta às vezes que li este livro e cada vez que o releio encontro sempre mais uma razão para gostar dele.

4 - O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry

Quem é que não gosta deste livro? O voltar à infancia, a ingenuidade ... posso viver um sem número de anos e será sempre um dos meus preferidos.

5 - Amante de Sonho de Sherrilyn Kenyon

Foi o livro que me deu a conhecer a fantástica saga que é Os Predadores da Noite. Longe de ser o meu livro preferido da saga, mas foi o primeiro e se não tivesse pegado nele muito provavelmente não teria conhecido o trabalho da senhora SK.

6 - Os Filhos da Droga de Christiane F., Horst Rieck e Kai Hermann

Provavelmente o primeiro livro que li que não era "um conto de fadas". Lembro-me que a primeira vez que o li me senti chocada pela realidade porque até então tudo o que lera eram livros de crianças e ali estava um livro em que as coisas não corriam bem e que o "mau da fita" não era uma bruxa má mas sim o próprio ser humano. E estarei sempre grata pelo "abanão" para a realidade que ele me deu.

7 - Unbearable Lightness de Portia de Rossi

É um daqueles livros obrigatórios que qualquer pessoa com problemas de peso (a mais ou a menos) deve de ler. Adoro-o e mal tenha oportunidade gostaria bastante de o reler.

8 - O Código da Vinci de Dan Brown

Primeiro livro que li em que consiga ver claramente os cenários e acção na minha mente. Foi este o livro que me levou a escolher Cinema como a minha licenciatura.

9 - O Rapaz da Porta ao Lado de Meg Cabot

A senhora Meg Cabot estará sempre presente na minha vida porque os livros dela, por mais infantis que sejam, marcaram sempre a minha vida, quer seja pela leitura quer seja por outros motivos. Enquanto que O Diário da Princesa marcou a minha adolescência, este marcou a minha vida académica.
Nunca gostei de escrever guiões, mas na faculdade tinha que ser e no último ano éramos avaliados por eles. Este livro inspirou um guião que escrevi para uma curta metragem e, pela primeira vez em toda a minha vida académica, fiquei realmente desapontada por um dos meus guiões não ter sido escolhido para ser transformado numa curta metragem porque, até hoje, tenho muito orgulho nesse guião.

10 - O Lado Selvagem de Jon Krakauer

Palavras para quê? O livro não é nada de extraordinário mas se não tivesse sido escrito nunca chegaríamos a ver o magnifico filmes que daí resultou (e dos poucos filmes que me faz chorar por milhentas vezes que o veja).